METATRON
Metatron (do hebraico מטטרון)
é um anjo[2] serafim, na tradição judaica e cristianismo místico. Em algumas
tradições cristãs é tido como "O Anjo Supremo", Porta-voz Divino,
mediador de Deus com a humanidade[3]. Na tradição islâmica, ele também é
conhecido como Mīṭaṭrūsh (árabe:
ميططروش),
o anjo do véu.[4] É mencionado em três passagens do Talmude babilônico. No
folclore é reconhecido como escrivão Divino.[3] É uma figura importante na
mística judaica e muito comum em textos pós-bíblicos e ocultistas, que lhe
atribuem a invenção do Tarot.[5] Postula-se que seu nome possa significar
"O guardião da vigia" ou ainda "proteger".[6]
Origem
Um judeu do século I,
Elisha ben Abuyah [en], como relatado no Talmude, recebeu permissão divina para
entrar no paraíso e viu Metatron sentado (uma ação que no céu é permitida
apenas ao próprio Deus). Elisha, então, exclamou "Há de fato dois poderes
no céu!", julgando que Metatron também era um deus. Diante disso o anjo
recebeu humildemente 60 golpes de bastão de fogo, para provar que não era
Deus.[carece de fontes]
Outras aparições de
Metatron na literatura clássica judaica é no Livro de Enoque onde ele
desempenha o papel de "príncipe do mundo", e ganha as características
sublimes que geralmente lhe são atribuídas.[7]
Etimologia
Não existe consenso sobre
o significado de seu nome, mas estudiosos afirmam que tem origem no termo
Metatron Hekhalot-Merkabah que teria origem nas antigas palavras mágicas
hebraicas Adiriron e Dapdapiron. Outros sugerem que pode significar "O
guardião da vigia" ou ainda "proteger". Também se sugere que foi
retirado do nome persa Mithras. Em referência ao Talmude por vezes Metatron é
identificado como a alma do messias (mashiach), como Anjo de YHWH (Anjo do
Senhor), ou como Representante de YHWH. A palavra Metatron é numericamente
equivalente a El Shaddai (Supremo Provedor, ou interpretativamente Todo
Poderoso) na gematria, portanto, é dito que ele tem um "nome como o seu
Mestre."[carece de fontes]
Acredita-se que as poucas
fontes que citam o nome Metatron, se explicam por ele adotar outros nomes.
Alguns cristãos nazarenos atribuiram a Metatron o título de messias acreditando
que Metatron seria a Alma do messias e uma manifestação do Eterno
(YHWH).[carece de fontes]
Identidade
Ascensão de Enoque
Não há consenso geral, mas
é muito comum a associação de Metatron a Enoque, pai de Matusalém, antepassado
de Noé, e um dos patriarcas bíblicos, a quem é atribuída uma vida relativamente
curta se comparada com outros patriarcas. Segundo os cabalistas, Enoque teria
sido transfigurado no anjo mais próximo de Deus, após sua ascensão.[carece de
fontes]
E andou Enoque com Deus,
depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram
todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com
Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. [Gênesis 5:22-24]
[carece de fontes]
Este pequeno trecho sugere
que Deus o transformou em Metatron, já que o Gênesis silencia sobre os motivos
que levaram a Deus a tomar Enoque. Samael Aun Weor também imagina Metatron como
Profeta Enoque, o Anjo que forneceu a humanidade com as 22 letras hebraicas e
original Tarot, afirmando que o anjo vive nos mundos superiores na região
Atziluth (O Caminho Iniciático no Arcano para Tarot e Kabbalah). E de acordo
com Johann Andreas Eisenmenger [en], Metatron transmite as ordens diárias de
Deus para os anjos Gabriel e Samael, sendo frequentemente identificado como
irmão gêmeo de Sandalfon, que se diz ter sido o Elias. Há ainda o parecem de
serem dois Metatrons, uma escrito com seis letras (מטטרון),
e um escrito com sete (מיטטרון). O primeiro pode ser o
Enoque transformado, aquele relatado como Escriba Divino; e o Metatron
Primordial, uma emanação da "Causa das Causas", especificamente a
décima e última emanação, identificado com o Presença Divina terrena.[8] O que
abre margem para a interpretação de que Metatron, seria não um indivíduo, mas
um título ou ainda um ser de nível muito elevado. Mas a doutrina mais comum é a
ideia de um único Enoque-Metatron, sendo o este uma teofania. O que significa
que ele não é uma divindade, mas Deus se manifesta diretamente em Metatron, e
ele seria o ser mais próximo da divindade primordial. Muitas vezes Metatron é
confundido com o Arcanjo Miguel, recebendo os mesmos títulos e funções.[9] Mas
é notório que Metatron é superior em hierarquia a Miguel, embora Miguel muitas
vezes seja tido como o anjo na mais alta hierarquia celestial. O famoso Anjo da
Morte também é frequentemente associado a Metatron. Devido ao seu caráter
misterioso, e a ligação com o Livro de Enoque, a figura de Metatron recebeu um
forte sincretismo, sendo frequentemente associada ao esoterismo e a mitologia.
Aparições
Jacó lutando com o anjo,
por Gustave Doré
Várias aparições bíblicas
tem anjos não denominados, mas estes porém são enviados para tarefas
importantes, onde se supõe que somente um anjo de alta hierarquia poderia agir
e alguns cabalistas frequentemente associam essas aparições a Metatron, sendo
as mais conhecidas:
Um anjo que teria guiado o
povo hebreu na travessia do Mar Vermelho.
O anjo que impediu o
sacrifício de Isaque por Abraão.
O Anjo da Morte, a última
praga que Moisés lançou sobre o Egito, que teria matado o primogênito de cada
família, cuja porta da casa não estivesse marcada com o sangue de um cordeiro.
O anjo, de nome secreto,
que lutou com Jacó, e lhe feriu deslocando a juntura da coxa de Jacó.
O anjo porta-voz de Deus
no livro do Apocalipse.
E de maneira geral, uma
manifestação teofania de Deus Pai em forma corpórea.
Por isso alguns creem que
Metatron e Cristo sejam a mesma pessoa.
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