Saturday, September 30, 2023

5 - Adaptador / Montesquieu

 



ADAPTAÇÃO:

Um dos pontos chave para a felicidade está na adaptação às mudanças, ou seja, a realidade é dinâmica e não estática. Daí que a verdadeira chave do sucesso reside na flexibilidade emocional que é fruto da adaptação. Por outro lado, o indivíduo é um membro a mais de uma sociedade formada por milhares de pessoas. Fazer parte de um grupo também mostra a necessidade de adaptação social, ou seja, de integração. Algo que se mostra inclusive dentro de um grupo de amigos.

 

Toda pessoa que é integrada a um grupo de amigos deseja respeitar as normas do grupo para adaptar-se socialmente e poder desfrutar dos momentos de amizade em comum. A adaptação social é fundamental porque o ser humano vive em sociedade e assume rotinas próprias desde sua época de infância. Por exemplo, ir ao colégio, ir ao trabalho, iniciar um relacionamento amoroso, iniciar amizade com os vizinhos, dirigir o carro para realizar uma viagem, etc. Em qualquer lugar, existem certas regras sociais que o indivíduo tenta respeitar com o objetivo de fazer parte desse sistema e que exige a cooperação de todos.

 

 

A adaptação social em um grupo de amigos, por exemplo, mostra a identificação que essa pessoa experimenta de modo individual com o grupo de amigos. Esta identificação cria uma entidade de grupo que pode ser um elo de união e causar sensação de pertence. A amizade melhora a autoestima e o bem-estar porque quando uma pessoa se sente integrada a um grupo também se sente mais feliz.

 

Existem outras mudanças de adaptação social que são muito importantes individualmente, por exemplo, a passagem do colégio para a universidade, a mudança de trabalho, a mudança de viver em outra cidade, etc.

 

A adaptação social exige paciência, uma vez que toda mudança envolve tempo de interiorização porque deixar a zona de conforto nem sempre é uma tarefa simples. Todo ser humano é único e exclusivo, por isso, de acordo com suas próprias características pessoais, o ser humano pode necessitar de mais ou menos tempo para adaptar-se a uma mudança. Por exemplo, uma pessoa muito tímida pode necessitar de mais tempo para adaptar-se a um novo grupo de amigos do que outra pessoa que é muito sociável. O importante é que cada pessoa respeite seu ritmo interno e não tente ser alguém diferente do que realmente é.



UM MUNDO DO MUNDO TAL QUAL ELE É

Uma vela, um atlas debaixo do meu travesseiro
Obscuridade, música e uma incógnita
A incógnita da vida
O destino, por certo, é a alegria inomináve
Onde os bem aventurados
Sorriem e se amam independente dos árduos esforços da vida
Vamos! Durma com um atlas debaixo do travesseiro,
E sonhe com toda a vastidão do universo
Teu espirito voa longe...
E abarca tudo aquilo que contemplas
Com a imaginação
Dormes com a "via láctea" e sonhe com "andrômeda"
Voe longe e volte para dizer
Propagar e proferir a verdade do mundo
Que esta escrita em cada um
As emanações de luzes fosforescentes
e espectrais do universo
São as mesmas que as da tua aura
Arco íris da alma, sentimento do ser
No vale do mundo
No abismo, nebulosa
Ofuscada ou translúcida luz
Estrelas e planetas
Nas cores da aquarela
Se apresentam e voam assim
Voam pelo mar, o mar do vazio
Criando formas
Alegrando corações
Formam então a vida que se alegra
Com crianças que iluminam
e motivam corações
Dentro e fora
Fora e dentro
Eu penso de dentro
E sinto de fora
Eu penso de dentro
E sinto de fora
Vivo a marola
Ressoa uma brisa
Onda divina do meu coração

Dormes com a "via láctea" e sonhe com "andrômeda"
Voe longe e volte para dizer
Propagar e proferir a verdade do mundo
Que esta escrita em cada um
As emanações de luzes fosforescentes
e espectrais do universo
São as mesmas que as da tua aura
Arco íris da alma, sentimento do ser
Que poema grande
Inspiração fugaz, vivaz
A criação do todo
É a maior intuição

Taoismo yin yang:

Yin e Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio da noite, Lua, a passividade, absorção. O yang é o princípio do Sol, dia, a luz e atividade.[1]

 

Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si. Assim, se deduz que nada existe no estado puro: nem na atividade absoluta, nem na passividade absoluta, mas sim em transformação contínua. Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Neste sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do "tao", princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem e para onde se destinam.

 

Esta doutrina é de uso corrente na medicina tradicional chinesa.

 

Nos estudos de I Ching, são duas as Linhas Iniciais geradas pelo Tai Ji, uma Inteira Yang e uma Quebrada Yin, formando o Liang Yi.

Para entender melhor:

 

o Yang sobe e sai acompanhando a madeira que sobe do solo com a energia solar (fótons), primavera “acordar” “nascer” “crescer” “erguer-se”, e o fogo, caloroso assim como a luz solar, realizador “sair” para viver, ativo. Mas os canais da medicina tradicional chinesa interiores são nomeados Yin (Tai Yin, Shao Yin e Jue Yin). As únicas linhas quebradas das 3 filhas diurnas do bagua são representadas pela gota negra cercada de branco, assim como a linha quebrada é acompanhada por duas inteiras (maioria yang).

Opondo a Yin entra “outono” e desce “inverno” ambos são frios assim como à noite esfria. “Entrar” seria “recolher” “conter” “frear” “pausar” “controlar”… “Descer” (ao zero) seria “morrer”, “encerrar”, “fechar” “finalizar” etc. mas os canais exteriores são nomeados Yang (Yangming, Taiyang, Shaoyang). A única linha inteira dos 3 filhos noturnos da bagua é representada pela gota branca envolta de negro, assim como a maioria 2 linhas quebradas acompanham uma inteira.

Assim o diagrama yin-yang pode ser representado por 3 fases:

 

Yin Yang Velho: Zhen-Sun, os primogênitos masculino noturno e feminina diurna. Sábios, prudentes, experientes mas sem vigor jovial. Decisões precisas (zhen) com sensatez e delicadeza (sun). Representa o Outono. (Idade humana: 48 anos)

Yin Yang Maduro: Kan-Li, com suas linhas características do gênero centralizadas. Cautelosos para um não destruir o outro e manter uma harmonia e cooperação trabalhando juntos. Equilibrados Inverno-Verão, eixo Norte-Sul. (Idade humana: 30 anos)

Yin Yang Jovem: Gen-Dui, o ultimo casal de filhos da união Qian-Kun. Cheios de poder, vigor e vontade mas sem experiência, vulnerável a erros por falta de conhecimento e maturidade. Representa a Primavera. (Idade humana: 12 anos)

Essas qualidades acima atribuídas a cada uma das dualidades são não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

 

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a yang como positivo apenas indica que ele é positivo quando comparado com yin, que será negativo. Esta analogia é como a carga elétrica atribuída a prótons e elétrons: os opostos complementam-se, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

 

O diagrama do tei-gi simboliza o equilíbrio das forças da natureza, da mente e do físico. Yang (branco) e yin (preto), integrados num movimento contínuo de geração mútua, representam a interação destas forças.

 

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio yin quanto o yang. O símbolo tei-gi expressa esse conceito: o yang origina o yin, e o yin destina o yang.

 

Desde os primeiros tempos, os dois polos arquetípicos da natureza foram representados pelo claro e pelo escuro, pelo inflexível e pelo dócil, pelo acima e pelo abaixo. O yang, o poder criador, era associado ao céu e ao Sol, enquanto o yin corresponde à água, ao receptivo. O céu está acima e está cheio de movimento. A água - na antiga concepção geocêntrica - está em baixo e em repouso.

 

Dessa forma, yin passou a simbolizar o repouso, e yang, o movimento. No reino do pensamento, yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que yang é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, yang a vigorosa ação criativa do rei.

 

Esse diagrama apresenta uma disposição simétrica do yin sombrio e do yang claro. A simetria, contudo, não é estática. É uma simetria rotacional que sugere, de forma eloquente, um contínuo movimento cíclico. Os dois pontos do diagrama simbolizam a ideia de que, toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta, dentro de si, a semente de seu oposto.



Montesquieu:

Montesquieu, também conhecido como Charles-Louis de Sécondat, somente adquiriu esse conhecido nome com a morte de seu tio, Barão de Montesquieu. Além desse título, com o falecimento de seu pai, também herdou o título de Barão de La Brède.

 

Tendo vivido por 66 anos, Montesquieu nasceu no ano de 1689 e morreu em 1755. Foi um grande escritor e filósofo francês. Destacando-se por sua idealização da teoria da separação dos poderes.

 

Abordando singelamente a biografia de Montesquieu, o filósofo francês nasceu em uma família nobre e, com 16 anos, iniciou seus estudos no curso de Direito na Universidade de Bordeaux, quando passou a desenvolver um pensamento crítico, especialmente em relação à monarquia absolutista.

 

Além disso, começou a escrever suas obras ainda jovem, e foi um dos 130 escritores a colaborar com a elaboração da Enciclopédia, uma gigante Obra dividida em 17 volumes, coordenada por Diderot e D’Alembert, os quais reuniram os maiores pensadores da época.

 

2. Ideias de Montesquieu

Cursando Direito na Universidade de Bordeaux, Montesquieu desenvolveu um ideal contra o absolutismo, forma de governo muito adotada na época, a partir da qual todo o poder deveria se concentrar nas mãos do rei.

 

A filosofia de Montesquieu está intimamente relacionada com o Iluminismo francês. Sempre fazendo fortes críticas ao excessivo poder do clero católico, bem como sua constante interferência na política. Neste sentido, Montesquieu pregava muito a tolerância religiosa.

 

Ademais, o filósofo francês também defendia a democracia e o respeito às leis, bem como a fiscalização de seu cumprimento.

 

A mais conhecida de suas teorias é, com certeza, a divisão dos poderes, a partir da qual Montesquieu nos apresenta um modelo opositor àquele vigente na época, e passamos a ter o Poder Executivo, Poder Legislativo e o Poder Judiciário.

 

Além disso, Montesquieu, ainda que nascido em uma família nobre, apresentava uma crítica aos privilégios da nobreza, além de promover as liberdades civis e, consequentemente, se manifestava a favor do fim da escravidão.

 

3. Principais Obras de Montesquieu

A Filosofia de Montesquieu é extremamente rica. A seguir, resumiremos as principais obras do célebre filósofo:

 

“Cartas Persas”: escrita em 1721, foi a primeira obra publicada por Montesquieu.

“Considerações Sobre as Causas da Grandeza dos Romanos e de Sua Decadência”: escrita em 1734, relata como se deu a ascensão e queda do Império Romano.

“O Espírito das Leis”: escrita em 1748, é, com certeza, a mais famosa obra de Montesquieu, lida e estudada por pessoas em diversos países do mundo, principalmente por acadêmicos de Direito.

“Contribuições para a Enciclopédia”: organizada por Diderot e D’Alembert, seria a última Obra de Montesquieu. Contudo, não chegou a ser concluída, pois o filósofo francês já estava muito adoecido, praticamente cego, e veio a falecer em razão de uma febre.

4. Frases de Montesquieu

Diversas frases de Montesquieu são citadas pelo mundo. Essas frases podem ser muito úteis em redações e provas dissertativas, por isso separamos cinco delas para você “memorizar”:

 

 

Filosofia de Montesquieu – Frases

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.”

“Se quiséssemos ser apenas felizes, isso não seria difícil. Mas como queremos ficar mais felizes do que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são.”

“Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte.”

“Uma coisa não é justa porque é lei, mas deve ser lei porque é justa.”

“Os interesses particulares fazem esquecer facilmente os interesses públicos.”



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